Goiania / GO - quinta-feira, 25 de abril de 2024

Perguntas Queixo

 .

Cirurgia de prótese de queixo – Mentoplastia de aumento

O mento (queixo) constitui um dos principais pontos de referência no estudo estético da face, assumindo um importante papel na manutenção de um conjunto harmônico, juntamente com o nariz, olhos e boca.

.

Poderá situar-se mais avançado ou retraído e para ambos os casos existem correções cirúrgicas. A mentoplastia mais comum é aquela que visa corrigir o retro-posicionamento (queixo retraído) através da inclusão de uma peça de silicone. Algumas perguntas são mais comuns:

. 

P: Onde se localizam as cicatrizes?

R: Poderá ser feita uma cicatriz interna, dentro da boca, ou externa, com uma incisão (corte) na parte inferior do queixo. Ficará a critério de cada cirurgião plástico a indicação do local da incisão e, conseqëntemente, da cicatriz.

P: Qual o tipo de anestesia?

R: Nas correções isoladas do mento, a anestesia é  local com ou sem sedação. Quando associada a outras cirurgias, seu cirurgião poderá indicar a técnica anestésica mais conveniente.

P: Como é a peça de silicone que será introduzida?

R: As peças de silicone utilizadas são pré-moldadas e apresentam diferentes tamanhos. O cirurgião pode ainda fazer pequenos ajustes na forma para melhor adequar a cada caso. A forma e o tamanho são definidos com seu cirurgião na consulta pré-operatória.

P: O silicone é perigoso? Poderá ocasionar câncer?

R: Há mais de 35 anos vem sendo empregado o silicone na forma sólida, em todo o mundo, com milhares de pacientes operados e sem relatos de qualquer ação cancerígena do silicone. Trata-se de uma substância inerte ao organismo e que se mantém em seu lugar de introdução dentro de uma cápsula fibrosa elaborada pelo próprio organismo logo nos primeiros dias. São raros  os casos de eliminação da peça. Quando isso acontece (geralmente devido a problemas no pós-operatório imediato por infecção, traumatismo sobre a área operada, hemorragia, etc.), retira-se a peça por meio de nova cirurgia, também sob anestesia local  Posteriormente poderá ser reintroduzida nova peça. O Silicone na forma líquida é condenado para uso médico.

P: Há dor no pós-operatório?

R: Geralmente não. Mesmo que ocorra um discreto desconforto, este poderá ser minimizado com o uso dos analgésicos prescritos.

P: E os curativos?

R: Costuma-se fazer um curativo que auxilie na manutenção da prótese em seu local de implantação, servindo também de proteção contra eventuais traumatismos que possam ocorrer nos primeiros dias.

P: Quantos dias deverei ficar de repouso?

R: Dependendo da atividade, apenas 1 dia. Casos especiais poderão determinar cuidados mais prolongados, sem a necessidade de repouso absoluto. Esportes de contato são contra-indicados.

P: Qual o maior cuidado que se deve tomar antes da cirurgia?

R: Informar ao seu cirurgião plástico qualquer intercorrência com seus dentes, infecciosa ou inflamatória, principalmente na arcada inferior. Caso isto ocorra, procure seu dentista para a resolução do problema antes da cirurgia de mentoplastia de aumento.

P: Minha fisionomia mudará muito com essa cirurgia?

R: Não deverão ocorrer grandes alterações fisionômicas. Espera-se apenas melhor equilíbrio em sua fisionomia, com a manutenção de suas características individuais.

P: Essa cirurgia poderá ser associada à rinoplastia (cirurgia do nariz)?

R: Em muitos casos o próprio cirurgião recomenda a associação das duas cirurgias, visando um melhor equilíbrio estético da face.